sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pessoal - Você sabe o que fazer para reformar sua casa?

Caros leitores,

Como eu já havia dito em um post anterior, vou colocar alguns posts pessoais também neste blog, as vezes alguns assuntos pelos quais estou passando ajude um ou outro leitor, acaba que hoje em dia a maioria está em uma situação parecida.

Reforma da casa

Essa é uma parte crítica na vida de um cidadão que tem casa própria, se tiver uma mulher perfeccionista e com olho clínico para coisas caras, então nem se fale... porém como posso tentar equilibrar entre não estourar demais o orçamento inicial e agradar a esposa? Primeiramente coloquei na minha cabeça, "isso é uma reforma, então sempre vai aparecer alguma coisa, então com certeza vou estourar o orçamento", eu sei, esse não deveria ser o pensamento de um engenheiro que trabalha com obras como eu, mas fazer o que? Não conheço nada da casa, quebra uma parede e aparece uns 3 itens novos para arrumar/substituir 😐

Primeiro passo para ter mais tranquilidade, pelo menos no meu caso, planejamento, o orçamento inicial era de "X reais", então simples, me programei para gastar "2X reais", o que sobrasse no fim da era só eu aportar e seguiria feliz da vida hahah... Ter dinheiro para pagar a vista, seja no cartão de crédito/débito, depósito ou em dinheiro em espécie mesmo, isso faz uma grande diferença na hora de negociar, ainda mais em tempos dificeis para o comércio como agora, então pechinchar, essa é a ordem do momento e aonde você irá conseguir descontos, consegui (embora eu tenha consciência que esses descontos apenas são para aproximar do valor justo do produto, mas paciência) de uns 30% ao final de tudo, ajudou bastante.

Segundo passo é contratar serviços de qualidade e confiança, no meu caso eu não tinha a menor pressa porque já temos outra casa, então se demorasse 2 anos não faria muita difereça, então optei por fechar empreitada (fechar o serviço por um preço determinado independente do tempo de execução), embora o mais comum na minha cidade seja pagar por dia (pedreiro aqui é em média R$150,00/dia), como a cidade é pequena, foi fácil conseguir referências de serviços já feitos em outros lugares, acabei fechando com um pedreiro que havia feito o acabamento do banheiro na casa do meus pais, ele é lenteo, mas muito leeeeento, só que como falei, tempo não era problema, então tinha preço e qualidade, não pensei 2x e contratei.

O pedreiro era deste estilo (Fonte)

Já no decorrer do serviço, depois de alguns meses, veio um erro que espero nunca mais cometer... dar liberdade demais para o pedreiro, sério, a situação tava ficando até chata, mas com paciência e diálogo foi possível contornas, só que não antes de muita dor de cabeça, então tentem manter certa "distância" e não dê liberdade demais (isso vale não só para pedreiro).

A parte de alvenaria é simples e não tem segredo, quebrar uma parede aqui, levantar outra ali é tão simples que não tem nem o que comentar, como em qualquer obra, o importante é olhar o nível, esquadro e prumo, com isso, não tem como dar errado rs... então veio o tal do acabamento, essa é a parte mais legal e mais cara também... uma dica interessante que tivesse nessa fase foi com relação a pintura, eu iria contratar 2 irmãs que trabalhavam com massa corrida, só que me indicaram um "gesseiro", ele cobriu o preço e, como a casa tinha alguns defeitos que na massa corrida não iria consertar, optei e fiquei extremamente satisfeito com o serviço (quem quiser utilizar o gesso, não reboque a parede, pois o gesso compensa essa parte também, já é uma economia, aqui pelo menos, cobram cerca de R$15,00/m² de reboco, fora material).

Alvenaria é simples, mas não deve ser ignorado os detalhes (Fonte)

Só que obra já viu né, nem tudo são flores e, para pintura, pelo perfeccionismo da esposa, tive que passar massa corrida em cima do gesso (realmente ficou muito, mas muito bonito mesmo), mas o gasto foi muito menor, iria gastar na faixa de 25 latas de 18L de massa e como era apenas uma capinha de massa, gastei 8 latas, então foi só lixar usando uma lâmpada para ver melhor as imperfeições, pintar e então foi só alegria.

Carregar essa lata é ruim viu 😠 (Fonte)

Agora está faltando apenas terminar o banheiro, a suíte e a área de churrasqueira, os móveis novos chegarão na próxima semana, essa parte também é muito legal, mas não entendo nada disso, então deixo para a esposa mesmo, ela tem uma mistura de arquiteta com design de interiores, isso ajudou muito em todas as etapas da obra... uma última dica que dou, é ficar de olho em promoções, lembro que consegui comprar o gabinete para a suíte com 70% de desconto em um queimão, aproveitei este dia e comprei os alisares também com 50% de desconto, fiz a farra 😂

Desenho esquemático da cozinha (Fonte)

Bem, então é isso pessoal, reformar dá muito prazer quando está finalizado, mas até lá, é muita dor de cabeça, principalmente para quem não gosta e/ou não entende nada disso, mesmo assim, vale a pena uma reforma, se planeje com antecedência para não terminar a obra com muitas dívidas ou pior ainda, ter que parar a reforma no meio do caminho por falta de verba.

Boas obras rs

4 comentários:

  1. Fala IE,

    Reformar da trabalho, mas os resultados compensam.

    Contratar por empreitada é melhor mesmo, mas voce tem que saber exatamente a faixa de preço para nao tomar prejuizo, pois pedreiro joga o preço alto quando ve que voce nao conhece.

    Parede quebrada, so tem que olhar a parte estrutural, tem paredes que sao como pilares da casa.

    Na ultima obra dispensei o reboco e usei gesso, excelente economia e otimo resultado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza VdC, leigos são bem "fáceis" de se enganar e diversos profissionais tentam se aproveitar disso, o que ao meu ver é um "tiro no pé"... gostei muito de usar o reboco, deu outra cara e a economia foi boa, estou aprendendo bastante com a reforma, só trabalho com construção de obras grandes (mineração, então é barragens, planta metalúrgica, coisas assim) mas achei muito bacana construção residencial rs

      Abraços.

      Excluir
  2. Vish meu camarada,

    dessa vez fiquei perdido ehehehehe estou à mais de 6 anos para pintar a sala de minha casa, não pago ninguém, e não o faço também! eheheheheh


    Sou ultra leigo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, largue essa preguiça hahaha

      Não tem segredo para pintar, tudo depende do nível de qualidade que você queira também, minha sugestão é ver vídeos no YouTube, é relativamente fácil, no seu caso é só a sala, então em poucas horas estará pronto, dá mais trabalho é proteger todos os móveis e o piso do que propriamente pintar hehe

      Abraços.

      Excluir