sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

FII's - Análise do VRTA11, um fundo de papel com excelente rentabilidade

Caros leitores,

Essa é uma das partes que mais gosto, verificar se um FII está de acordo com o que eu busco para minha carteira, dessa vez eu fugi um pouco do meu habitual que é procurar apenas fundos de tijolos (continuam sendo meus prediletos com certeza), resolvi analisar alguns FII's de papel para ver se atendem ao que procuro e, dentre eles, o que mais me atraiu foi este VRTA11, não estou mudando estratégia nem nada do tipo, apenas busquei uma maior diversificação na carteira.

Dados básicos:

Código: VRTA11
Segmento: Recebíveis imobiliários
Gestor: Fator administração de recursos
Valor da cota (22/12/2016): R$122,50


Rendimentos

Como já falei em outros posts sobre fundos (NSLU11B e BBPO11), meu benchmark para os fundos de tijolos é de 0,70% a.m., é um rendimento que considero bom, não é arriscado demais e como penso em longo prazo, atende ao meu perfil, no caso dos papéis eu vou buscar algo maior, coloquei o benchmark de 0,90% a.m. para fundos de papéis, vou começar com aportes pequenos, para ganhar mais confiança nesse tipo de investimento (tranquilidade é tudo para mim), então não espero uma variação muito grande com relação ao que tenho hoje de aluguéis.


Como pode ser visto, com relação ao valor da cota comprada, apenas o último ficou abaixo de 1%, obviamente que rentabilidade passada não significa rentabilidade futura, mas a constância dos aluguéis traz segurança, olhando outros fundos de papéis, até cheguei a pensar que meu benchmark estava baixo, mas não tem problema, em uma futura revisão talvez eu mude isso, sou conservador, então prefiro me surpreender positivamente tendo um ganho maior do que o esperado do que me decepcionar com a expectativa não alcançada.

Informações importantes

A taxa de administração que o fundo cobra é de 1% sobre o patrimônio líquido (no último informe mensal, o patrimônio era de R$173.602.113,65 Link), possui um benchmark de IGP-M + 6% a.a. (o IGP-M até novembro estava em 7,12% Link). A composição da carteira você pode encontrar neste Link, na página 4, este fundo prioritariamente foca em CRI (95,3% da carteira), sendo o maior ativo o CRI Mega Moda com vencimento em 17/07/2024.

Comentários

O valor patrimonial está com diferença de -20,06%, ou seja, a cota está sendo vendida mais cara do que "deveria" ser, isso não tem nada de anormal, então não foi um problema para a escolha, confesso que não tenho tanto conhecimento em fundos de papéis como tenho com de tijolos, então ainda vou estudar mais e nos próximos trarei informações melhores para vocês, vou ver se faço um condensado dos fundos que tenho em carteira e atualizo mensalmente.

Bons investimentos!

13 comentários:

  1. Ótimo fundo com bons papéis em carteira. O rendimento ficou abaixo de 1% por dois motivos: 1º - cota esticou demais; 2º - queda nos índices de reajuste( ipca, igpm, cdi...).
    Possivelmente, é o ativo que receberá meu próximo aporte junto a KNCR.

    abraço IE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gaúcho,

      se você diz que é um ótimo fundo, com certeza é, tu conhece demais! Obrigado pelas informações sobre o último rendimento.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá Educador! Também comprei minhas primeiras cotas nesse fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Beto,

      Pelo visto fiz uma boa escolha, muitos da blogosfera estão com cotas neste fundo rs

      Abraços.

      Excluir
  3. Dá uma estudada em BCRI também, na minha opinião são os dois melhores FIIs de papel, aguardando VRTA dar uma corrigida para compraa, caso contrário sigo feliz com BCRI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa MI,

      valeu pela dica, comecei agora nos fundos de papel, vou estudar BCRI então, obrigado!

      Abraços.

      Excluir
  4. Tive um pequeno problema em minha resposta:"Seu HTML não pode ser aceito: Deve ter no máximo 4.096 caracteres"
    Com isso irei dividir em partes.
    Parte #1
    Fala IE,
    Então, como você já sabe, não curto muito FII's de Lastro Imobiliário, mas confesso que sua analise é de deixar qualquer um com vontade de abrir o HomeBroker e comprar cotas do VRTA11(Fator Verita).
    Bom, antes de começar, só queria falar sobre 3 pontos.
    1. Sei que você sentiu mais conforto em um "benchmark" de 0.7% para sua análise, mas quando se trata de FII's de Lastro Imobiliário ou de Renda, acredito que poderia subir um pouco esse "brenchmark", um 0.81% quem sabe? (É só questão de opinião mesmo, 0.7% é bom).
    Se não estou enganado, a inflação está entre 5.99% á 7.99%, depois dá uma olhada,(digitar pelo celular, não é muito legal eheheh).

    2. Seu gráfico está show de bola, mas não teria como colocar um TimeLine maior?
    Que tal uns 3 anos no mínimo? (sim, acredito que 1 ano é muito pouco para entender se as rentabilidades passadas, são constantes ou não, mas lembre-se: RENTABILIDADE PASSADA, NÃO É GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.)

    3. Sei que seu plano é de logo prazo, mas achei super caro o valor de bolsa estar acima de 20% do real valor do fundo, bom, foi o que entendi.

    Tendo dito isso, vamos lá!

    Por sua culpa, tive que dar uma estudada nesse fundo. ( só para tentar ver os prós e contras eheheheh).

    Fui dar uma olhada no regulamento desse FII:

    Você notou que a rentabilidade alvo ao investidor é de IGP-M + 8% ao ano e o benchmark para calculo de perfoamnce é de IGP-M + 6%?
    Curiosamente é o mesmo 20% de performance, hum... (Só para colocar uma pulga, atrás de sua 'zorelha' ehehehe).
    Quando puder, peça ao gestor ou administrador uma explicação sobre isso.

    Já falei que 1% de administração eu acho meio caro, não é verdade? (só pra constar ehehehe)

    Pelo que deu para entender, esse FII, possui alguns CRIs de primeira linha, mas como já sabemos, CRIs, LCIs e etc, possuem um deadline, será que eles vão conseguir ficar sempre na crista da 'ONDA'?

    Eu, particularmente não curto muito FII's de Lastro Imobiliário por um motivo simples:
    Você consegue ter uma rentabilidade igual ou melhor em um Fundo de investimento (padrão) com uma taxa de administração menor e com um benchmark mais 'robusto'.

    Em outra partida, você mesmo pode criar uma carteira de Lastro Imobiliário que pode render igual, superior ou quase igual a um benchmark mais 'robusto'.

    Claro que tem gente que prefere uma gestão passiva de FII's (nada contra, é sério :P).

    Administrar uma carteira, da um pouco de trabalho, mas tem seu lado bom: Você se mantem atualizado nas questões de seus investimentos e ou futuros investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte #2
      Analisei alguns FIIs deste segmento e vi algumas coisas interessantes...

      Quando puder dê uma olhada nesses dois FIIs:

      CPTS11B – Capitania Securities II ( 15,198%)
      PORD11 – Polo Recebíveis Imobiliários II ( ( 15,069%)
      Sim, são de IQ, mas se você der sorte, sua corretora não deve ter feito as criticas de bloqueio, elas geralmente são feitas no IPO, depois só algumas o fazem. (Acho que se você tentar, você terá uma boa surpresa! ehehehehe)
      Em outra partida, quando puder dê uma olhada também na NCHB11B, ela como todo FII de Lastro Imobiliário, teve seu momento de glória, mas hoje em dia permeia aos 2,431%. (rentabilidade passada, não garante rentabilidade futura, né?, vai que a galera da BTG, se motivam e um dia esse FII, volte a 'bombar'?)
      Agora, vamos falar de taxa de administração, em meus estudos, encontrei a FEXC11B, que tem uma taxa de administração de 0.30% e com um rentabilidade de 12,773%.
      Não, não olhei o prospecto ou regulamento, só fiz uma panorâmica mesmo sobre esse investimento. ( Só estou colocando mais coisa na sua 'cuca', e você ao me fazer estudar, colocou na minha também, ehehehe)
      Bom, quais vantagens de se investir em um FII com Lastro Imobiliário?
      Você terá sua carteira gerida por pessoas/profissionais que vivem o mercado.
      Você terá uma gama altíssima de produtos relacionados ao mercado imobiliário, tais como:
      ⦁ FIDC - Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios
      ⦁ CEPAC - Certificados de potencial adicional de construção
      ⦁ CRIs - Certificados de Recebíveis Imobiliários
      ⦁ LCIs - Letras de Crédito Imobiliário
      ⦁ LHs - Letras Hipotecárias
      ⦁ SPEs e Ações de empresa do setor imobiliário
      ⦁ Cotas de outros FIIs ( se ver algum assim, correr ehehehe, estou brincando! )
      ⦁ Fundos de Investimento em Ações (FIA) do setor.
      ⦁ Debêntures de empresas do setor.
      ⦁ FIP - Fundo de Investimento em Participações
      e etc... (deu para entender! :P)

      Nesse universo de produtos, o que acredito ser mais relevante, é poder investir em CRI, pois se não estou enganado, o aporte inicial para esse tipo de produto é acima de
      R$299.999,99 (R$300.000,00: Acredito que ainda seja, dependendo o ano que você estiver lendo esse comentário eheheheh).

      Bom IE,
      Acho que está bom por hoje, ehehehe
      Demorei na resposta de seu post, por conta do natal e pelo tema, como te falei, não curto muito esse tipo de segmento, mas é um ótimo segmento.
      Que tal, você criar um post explicado para seus leitores as diferenças dos 3 segmentos de FII's?
      Renda,Lastro Imobiliário e Incorporação?
      De ante-mão, lhe digo que o mais ARRISCADO, é o Incorporação! (mais uma pulga ae na sua 'zoreiha') eheheheheh
      Então, é isso, bom natal, para você e sua família e que nossos investimentos tenha muita prosperidade... (meus investimentos,os seus e os de seus leitores é claro!)

      Excluir
    2. Caro Francke,

      para variar, você faz um comentário repleto de informações que com toda certeza fizeram o post se tornar muito rico, obrigado...

      Vou tentar implementar algumas dicas, principalmente a do gráfico, 3 anos seria interessante e tira uma impressão que me falaram que é de "forçar" dados bons apenas...

      Concordo que pode não ter sido a escolha mais inteligente, talvez aportar nos meus FII's de tijolos seria bem mais vantajoso, mas é que eu queria experimentar fundos de lastro, então não me incomodei muito com o preço, coloquei no post porque é algo que os leitores devem se atentar, comprei poucas cotas, então o impacto não é grande, servirá mais como aprendizado...

      Sobre o IGP-M +6% e +8% eu irei questionar amanhã o gestor, eu havia lido isso mas por algum descuido passou despercebido... 1% de taxa de adm realmente é salgado, até comentei sobre isso em um outro post (https://investidoreducador.blogspot.com.br/2016/12/fiis-sua-rentabilidade-pode-ser-muito.html) e com certeza, se o investidor tiver o interesse em investir "sozinho" em papéis, poderá conseguir muita coisa interessante, o problema é se for um pequeno investidor ainda, terá que garimpar muito e talvez não consiga uma rentabilidade bacana, CRI foi um exemplo que você deu e encaixa bem, os Fundos de Investimentos seriam uma saída.

      Vou verificar esses fundos que você citou, talvez faça mais alguns testes em fundos de papéis, postarei aqui a análise similar a este caso eu aporte mesmo.

      No mais, você tem, além de muito conhecimento, o dom para aprender muito rápido, se tivesse o interesse em criar um blog, não tenho dúvidas que seria um sucesso e eu seria um leitor assíduo.

      Feliz natal para você e sua família, que os anjos digam amém para nossos investimentos!

      Excluir
    3. Fala IE,

      As informações vieram de seu post, sem ele, os comentários, jamais teriam sido criados, curti o post! :-)

      Sobre a questão do gráfico para analise, eu geralmente costumo fazer com um timeline de 5 anos, não sei se é por conta de ter feito muitas analises fundamentalista em ações ou por ser meio pé atrás com alguns investimentos, mas é um período que me deixa bem confortável.

      Seu post foi pertinente para pessoas que estão iniciando e os que já vivem essa modalidade de investimento, experimentar novos investimentos é legal.

      Sobre eu fazer um blog, como falei anteriormente, não tenho muito saco, mas me contento em comentar alguns posts no intuito de agregar, mas de qualquer obrigado pelo apoio, mas prefiro ficar como leitor mesmo! =P


      Bom, notei que você fez um novo post, assim que estiver com mais tempo, irei ler com calma e comentar, seu blog está quase virando um a wiki em! :-)

      Vou dar para academia tirar um pouco da ceia de natal de meu corpo!
      Se cuida meu camarada e mais uma vez, Parabéns pelo belo trabalho!

      Excluir
    4. Minha próxima análise irá ter pelo menos 3 anos, foi uma dica muito bacana... a maioria dos posts está sendo direcionado por você, então fico satisfeito em estar agradando...

      aaaah a ceia, uns kg a mais sempre kkkkkkk

      Abraços.

      Excluir
  5. Rapaz, comprar fundo de papel 20% acima do valor patrimonial não me parece boa ideia. O que justificaria isso, sendo que temos outras boas opções próximas ao VP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo 25 de dezembro de 2016 22:05,

      Com toda certeza não é uma escolha das mais inteligentes, como disse ao Francke, quero fazer testes em fundos desse tipo para entender melhor, foi meu primeiro aporte neste tipo, então minha intenção é agregar conhecimento, comprei poucas cotas, não teve impacto na minha carteira, coloquei a questão do preço com relação ao VP justamente por ser algo que o investidor deverá se atentar.

      Obrigado pelo questionamento, me interesso muito pelos seus comentários porque são eles que enriquessem o blog.

      Abraços.

      Excluir