quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

FII's - Sua rentabilidade pode ser muito maior

Caros leitores,

Os investimentos em FII está na moda atualmente, se não sabe ainda como investir, sugiro a leitura desse post (FII's - Passo a passo para investir certo), um dos grandes motivos para isso é a isenção de Imposto de Renda para os aluguéis recebidos, isso torna o investimento, dependendo dos fundos comprados, muito propício a ter rendimentos bem acima da inflação. Mas será que este é o único fator a ser considerado? É tão simples assim? Não, é óbvio que não!

Mas eu só quero saber do rendimento que está caindo todo mês e boa!!! 👅

É claro que você pode pensar assim também, na verdade, eu também sou um pouco assim, fico mais focado na Renda Passiva e esqueço de observar alguns detalhes que, nos teste que fiz, fizeram alguma diferença, mas você pode estar pensando "Não quero ficar olhando muita coisa, não tenho tempo!" e eu respondo novamente, eu também era um pouco assim, então foi um conflito de interesses, continuar gastando pouco tempo com FII's ou investir mais estudo e aumentar a rentabilidade um pouquinho? Embora a resposta seja fácil, não foi tão simples assim...

Agora você virou um ser humano detalhista demais para FII 👀

Negativo, apenas adicionei uma observação nos meus critérios para escolher o fundo que vai entrar na minha carteira ou que vai aumentar a participação, isso a curto prazo não fará tanta diferença assim, mas a longo prazo (que é o meu objetivo) vai ser um diferencial ao meu ver, não tenho a pretensão de investir R$100,00 hoje e daqui 30 dias já ter R$250,00, minha preocupação principal e, que deveria ser a sua também, é o aporte, me preocupo em manter uma frequência e sempre aumentar o aporte, esse sempre será seu diferencial para crescer o patrimônio.

Taxa dos fundos

Aqui está o "pulo do gato" meus amigos, existem Taxa de administração, Taxa de gestão, Taxa de performace e Taxa de consultoria, cada gestor pode trabalhar com essas taxas como achar melhor, mas é claro que essa informação é prévia, então você tem acesso a tudo isso quando quiser, então basta uma pequena leitura e irá saber todas as taxas cobradas e quanto é cada uma, como sempre, vou pegar um exemplo para deixar mais simples de entender:

HCRI11B - Hospital da Criança (Link oficial do Fundo)
Vou usar este fundo porque embora só existam 2 fundos de hospitais, é um segmento que acho bem conservador e gosto disso.

O segmento, como eu já disse, é Hospital;
O administrador é a BTG Pactual, ela administra outros 28 fundos
Taxas:
"A administradora recebe por seus serviços uma taxa de administração composta de: (a) valor equivalente a 2,0% (dois inteiros por cento) incidentes sobre o rendimento líqüido do Fundo e (b) valor variável correspondente aos serviços de escrituração das cotas."
* (Link da citação)

Através deste link (Fechamento Outubro) você tem acesso ao relatório de fechamento referente ao mês de Outubro, existem muitas informações interessantes para se discutir, mas irei me atentar apenas ao que propus neste post, taxas! Se você for verificar na 2ª página do relatório, irá ver os resultados do mês e acumulados.

Se formos levar em conta os 2% de taxa de administração, daria o valor de R$9.758,85 para o fundo, tirando todas as despesas geradas no mês (R$22.248,27) e acrescentando a renda de outros ativos financeiros (R$1.906,09), temos um valor de R$467.836,60 para distribuir entre as 200.000 cotas, com isso a renda passiva neste mês foi de R$2,34/cota.

Agora vamos para a parte boa... simulações matemáticas!!!

Considerando 1% de taxa de administração, o valor seria de R$4.879,43 para a BTG Pactual. Este valor é baixo? Sim, baixíssimo, mas é uma simulação que você poderá fazer para qualquer fundo, pois bem, para 200.000 cotas, esse valor representa R$0,024/cota.

UAUUUUU!!! 2 centavos, você vai ficar milionário P@#$&!!! 👊

Calma, calma, calma... Eu disse que estava pensando a longo prazo, a cota deste fundo está em R$270,00 (Link da cotação), então vamos imaginar que comprei 100 cotas, essa difereça resultará em R$2,40 a mais a cada mês, ou seja, estaria ganhando a rentabilidade de 1 cota a mais todo mês, pense nisso ao longo de 5 ou 10 anos...

Comentários

Como podem ver, sempre penso muito a frente, então pode até parecer mesquinharia, mas são algumas formas que encontrei de evoluir, as mudanças políticas no nosso país não nos deixam seguro em momento algum, então é bom tentarmos buscar as melhores opções no mercado, obviamente esse fundo não vai diminuir a taxa de administração, só quis demonstrar que você pode observar se é justo ou não ou valor comparando com fundos semelhantes, essas taxas são apenas uma informação secundária (se você olhar o DY já terá essa taxa embutida), mas tem fundos que já estão com alteração na taxa programada, como o BBPO por exemplo, o TRXL11 tem aumento de custo para cada imóvel adquirido e, por aí vai.

Bons Investimentos!

8 comentários:

  1. Muito bom seus posts!!! Depois voce poderia fazer um post sobre declaração de IR em relacao aos FII na hora da venda e mesmo nao vendendo os mesmos. Abraço

    João Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia João Neto,

      obrigado pelo feedback, hoje o dia está meio corrido, mas prometo que na semana que vem farei um post com tudo que sei e o básico que um investidor precisa saber para não ser surpreendido, continue acompanhando o blog.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom IE, são detalhes que fazem muita diferença!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gaúcho, vou tentar fazer posts constantes com detalhes que podem ajudar na rentabilidade, continue acompanhando.

      Abraços.

      Excluir
  3. Está na moda? Hehehehe,
    Essa "moda", ainda não está se refletindo nas liquidez dos FIIs.

    O exemplo de FII do tipo built to suit é complicado, principalmente quando se fala hospital. Existem enumeros problemas quando se investe em FIIs deste segmento.

    HCRI11B – Hospital da Criança:
    Embora tenha um acumulado de 9% ao ano.
    É um tijolo de 17anos e se n estou enganado, ele está para rever o valor de seu aluguel. Bom..se o inquilino n puder pagar, já sabe, né?

    NSLU11B Hospital Nossa Sra Lourdes:
    Acumulado de qsw 11% ano.
    Um tijolo mais novo, 10anos.

    Ambos tem uma taxa administrativa 'cara' (acima de 1%, em minha opiniao n é algo barato).

    E seus valores patrimoniais sao 'menores' dos negociados em bolsa .


    Taxa de performance em FII, não faz sentido.

    Mas fora isso, belo post! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Francke,

      FII's é um segmento que está sendo muito procurado ultimamente, por isso digo que está na moda, mas tem muito a evoluir ainda, pode-se dizer que FII ainda está engatinhando no Brasil mas tem muito potencial.

      Concordo que existem muitos problemas (eu chamo de detalhes) em investir em BTS, você utilizar este termo "Built to suit" me deu uma ideia de post (obrigado hehe), quanto ao HCRI11B, acredito que possa haver é igual ao que aconteceu ao NSLU, ação judicial para diminuir o aluguel, mas isso também é um risco inerente ao negócio...

      Concordo e assino embaixo, acima de 1% de taxa administrativa, taxa de performance normalmente é encontrado em fundos de papel, como o NCHB11B, que cobra 20% sobre o que o que conseguir além da rentabilidade da NTNB principal e ainda soma com mais 1,0% a.a.

      Obrigado e continue acompanhando... abraços.

      Excluir
  4. Fala I.E,

    Quando você afirma que está na moda, acaba ignorando outros "investimentos", que entra no modismo.
    Quando é anunciado no jornal nacional, globonews e etc...


    Com isso, o que podemos dizer que está na moda é o tesouro direto e poupança...

    Logo é uma moda 'direcionada'! (Concorda?)

    Voltando para os FIIs...

    Sua época de gloria foi entre 2011 à 2013, lembra? nessa época houve uma manada enorme indo de encontro aos FIIs...

    Bom, como você gosta de escrever sobre FIIs,segue umas dicas de estudo para seu cohhecimento e seus leitores:

    #1. As nuâncias dos contratos de locação tipico e átipico.

    #2. FII não é garantia de renda mensal.(explique para seus leitores quando eles podem ficar sem receber, se puder falar sobre a normativa 472, seria uma boa, vc e eles teram um aprendizado muito mais abrangente)

    Bom, esses sao alguns problemas que vejo que muitas pessoas que investem em FIIs, ainda n entendem.. tenho outros casos, se precisar posso te direcionar sobre seus estudos de FIIs.

    Só não tenho tempo/saco para escrever posts heheheh

    Se você escrever algum post bacana, irei compartilhar em uma pagina que tenho exclusiva sobre FIIs no facebook!


    Parabens pelo trabalho!!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Francke,

      faz sentido sua indagação quanto ao "modismo", acho que está mais para uma opinião pessoal minha do que um fato comprovado, vou me atentar a isso.

      Quanto as sugestões dos posts, eu já estou preparando um post sobre os tipos de contrato, no caso, entraria o máximo de nuâncias possíveis (que eu conheço rs), entrará depois de um post sobre IR, tentarei para essa semana ainda, mas estou com muitas obras na empresa e época de chuva é trabalho triplicado... quanto a normativa 472, confesso que eu não tenho muito conhecimento, então irei estudá-la para poder preparar algum material.

      Não recuso não, todo feedback, seja com críticas ou sugestões são bem vindas, agradeço a você pelas dicas, vai me ajudar muito com certeza.

      Abraços.

      Excluir