sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

FII's - A melhor corretora para investir

Caros leitores,

É bem provável que a maioria que está lendo aqui pensando em investir em FII's já tenha uma corretora, ela pode ter sido sua melhor escolha para investir em TD por exemplo, mas será que ela também é a melhor para investir em FII's? O que você deve considerar para determinar qual é a melhor ou pior? A mais barata sempre é a melhor? É errado utilizar uma corretora que cobre um valor maior? Essas são apenas algumas perguntas que vejo por aí, então neste post tentarei explorar algumas dúvidas comuns e ajudar você a escolher a melhor corretora para investir em FII's.

Algumas dúvidas

 - Posso utilizar mais de uma corretora?
Claro que sim, isso vai do gosto, do controle, do perfil, dentre outras características de cada um, não há nada que impeça que o investidor utilize quantas corretoras achar melhor, é igual a banco, posso ter contas em diversos bancos, eu por exemplo sempre estou a busca de melhores taxas, então utilizo três corretoras atualmente, mas tenho cadastro em outras três, então dependendo de onde vou aportar, utilizo uma ou outra corretora.

 - Como analisar as taxas cobradas por cada corretora?
Coletar as informações é muito simples, no site oficial de cada corretora você encontra todas as taxas cobradas, em algumas está de forma mais clara, em outras nem tanto, mas basta entrar no site oficial e procurar por taxas, normalmente disponibilizam um arquivo em PDF contendo as informações necessárias, como taxa de custódia, taxa de corretagem e taxa de administração.

 - A corretora que tiver a menor taxa de corretagem é a melhor?
Isso depende do seu perfil, quantas operações você faz por mês por exemplo? Tem corretora que cobra uma única taxa para quantas operações quiser, outra cobram um valor menor mas é por operação,então deve-se analisar esse tipo de situação. No meu caso, faço apenas 1 operação por mês normalmente, mas tem mês que faço 3 ou 4, isso têm influência direta na escolha, deve-se escolher o melhor custo benefício para o seu perfil de investimentos.

 - Escolher uma corretora mais cara é errado?
Não necessariamente, têm pessoas que preferem concentrar todos os investimentos em uma única corretora, preguiça? Talvez, mas cada um deve seguir seu perfil, não adianta ter conta em diversas corretoras com as melhores taxas mas não conseguir gerir e acabar investindo sempre na mesma, conhecer o seu perfil é o ideal e um importante passo para o sucesso, então só para reforçar, não é errado, mas normalmente não é o indicado, devemos sempre procurar os menores custos, principalmente para os pequenos investidores.

Comentários

Temos muitas corretoras disponíveis no mercado, cada qual com a sua particularidade, na época do Black Friday mesmo, houve muitas promoções, a tendência é que diminuam cada vez mais as taxas, para investir por exemplo em Tesouro Direto, eu não tenho custo nenhum e, para investir em FII's, meu custo é de R$10,00 mensais, então pesquisem bem e avaliem qual corretora atende melhor a sua necessidade, não tenham vergonha, mande e-mail para corretora, discutam aqui nos comentários, enfim, busquem a melhor opção porque para pequenos investidores, qualquer real faz a diferença.

Bons investimentos

4 comentários:

  1. Belo post IE!

    Por coincidência, acabei de publicar também minha estratégia de minimizar custos com corretoras, inclusive falando um pouco como opero os FIIs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite NI,

      Vi lá seu post semelhante ao meu, pelo que vi, utilizamos as mesmas corretoras para RF e FII's, vou adicionar seu blog aqui porque pelo que pude ler, tem muita informação que me interessa, sua carteira de ações é algo que vou estudar.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito obrigada Investidor Educador. Dá uma olhada na minha resposta em seu comentário lá. Lhe fiz um convite e espero que aceite, um grande abraço e bons investimentos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite A Dona da Grana,

      Respondi lá, creio que possa ajudar um pouco sim, estou muito distante de vários blogueiros de finanças mas sempre que possível, gosto de compartilhar o pouco que sei.

      Abraços.

      Excluir