quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Quanto poupar?

Com certeza essa é uma dúvida que grande parte dos investidores tem, poupar 20%, 40%, 50% do rendimento? Qual o valor correto? Qual o valor que trará a Independência Financeira mais depressa?

Pressa é inimiga da perfeição

Como já foi dito em outro post, é necessário verificar seu custo de vida, não existe uma regra para dizer que você está gastando demais com isso ou com aquilo, vai o seu bom senso e o seu objetivo, já vi pessoas que conseguem economizar 80% do salário, mas vivem com os pais e não ajudam nem na conta de luz, em compensação tem outros que pagam tudo em casa e não sobra nem 1 centavo para se divertir (diversão paga é claro, afinal, tem muita coisa legal pra se divertir sem gastar um único tostão), há de se ter um equilíbrio entre economia e diversão, cada um tem que assumir suas responsabilidades, mas não pode se esquecer de viver, refleti ainda mais sobre isso após o trágico acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense e jornalistas.

Então como equilibrar as contas? Como saber quanto tenho que economizar e quanto posso usufruir? São perguntar simples, com resposta curta mas complexa... Depende... Isso mesmo, depende, nós temos que entender que cada um tem sua individualidade, cada qual tem suas prioridades, a literatura diz que devemos poupar no mínimo 10% da nossa renda, concordo que este deve ser o mínimo pois devemos pensar no futuro, mas e aí? Consigo economizar os 10% e ainda sobra muito, o que fazer? Poupar 30% ou gastar uma parte para me divertir?

Se você gasta menos do que ganha, já é um brasileiro felizardo

Vamos começar pensando no objetivo, o que você quer no seu futuro? Viver de renda passiva? Usar o rendimento como um complemento? Deixar uma herança para os filhos? Não tem filhos? Você ainda é jovem ou tem mais idade? Tudo isso influencia, é justamente por isso que qualquer educador financeiro que se preze não determinar o que o investidor deve fazer, cada qual tem seu perfil e muitas informações devem ser analisadas.

Se conhecer é tão importante quanto poupar

Ficou muito vago, eu sei bem disso, mas vou tentar exemplificar algumas coisas para poder dar um norte melhor. Na literatura têm-se um cálculo para definir o quanto você deve se expor em Renda Variável (80 menos a sua idade), mas não encontrei algo relacionado a poupança, só que a idade é algo interessante para isso, se você é novo, acaba tendo 2 caminhos principais, normalmente seu salário é menor do que quando você adquire experiência, então normalmente os jovens tendem a gastar mais com diversão e deixar a poupança para quando o salário melhorar, outro caminho (eu considero mais correto) são os jovens que ainda moram com os pais e aproveitam para poupar o máximo possível para gerar uma boa renda em 5 anos, apenas para exemplificar, vou colocar uma tabela abaixo:


Ao fim dos 5 anos, ele terá cerca de 130mil na conta, não estou levando em consideração a inflação, aumento de salário, muito menos meses que não conseguiria aportar R$1.600,00. Agora considerando que o cidadão investiu estes 130mil em um FII de tijolo que rende 0,7%a.m. (é uma taxa tranquila de se conseguir), ele já teria uma renda passiva que todo mês renderia um "aluguel" de 910 reais, isso já é o salário de cerca de 41% da população de brasileira (Fonte), isso com apenas 5 anos de "sacrifícios", se considerar 10 anos, a renda passiva já seria de R$2.500,00 (16% da população brasileira), se ao invés de poupar 80%, poupasse 50% por 5 anos, a renda passiva seria de 572 reais (13% da população), como pode ver, dá para simular diversas situações, mas o importante é mostrar que vale a pena poupar e, quanto mais poupar, maior o retorno, mas não se esqueça de dosar, pois a vida é muito curta para deixarmos ela de lado por anos e anos.

Bons investimento!

2 comentários:

  1. gosto de calcular por aqui:https://www.clubedospoupadores.com/simulador-independencia-financeira?utm_source=leadlovers&utm_medium=email&utm_campaign=[Desafio%20Mulher%20Rica%20investe]%20Mais%20uma%20pe%C3%A7a%20para%20o%20seu%20desafio%20MRI



    adorando seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nielsen,

      Fico feliz em saber que está gostando do blog, isso incentiva a continuar. O clube dos poupadores foi um dos primeiros materiais que eu estudei, o Leandro tem o dom da palavra e consegue passar muito bem o que precisamos aprender, essa calculadora é muito interessante, pode usá-la sem preocupação.

      Abraços;

      Excluir