segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

INSS - Alguém ainda acredita nessa pirâmide?

Caros leitores,

Hoje em dia, durante diversas conversas com parentes, amigos ou colegas de trabalho, um tema que sempre está surgindo é a reforma da Previdência, as "brincadeiras" se tornaram comuns "Meu filho de 10 anos já está querendo assinar carteira para ver se aposenta aos 99 anos...", "Contribuí por tantos anos e agora o governo quer me deixar na mão?!" e por aí vai, é algo comum de se discutir atualmente, mas o assunto não é assim tão recente, diversos sinais já foram dados ao longo destes últimos anos, se parar para pensar, a previdência é uma grande Pirâmide Financeira, os trabalhadores estão na base e os aposentados no topo, mas é sério que todos acreditam que este sistema é sustentável?

Vou aposentar e viver às custas do governo!!! 💃

Você, trabalhador CLT, todo santo mês tem descontado no seu contra-cheque 11% para o INSS, na teoria, este valor mensal serviria para, após completar as exigências de aposentadoria, receber um "salário" do governo para que possa ter uma velhice mais tranquila, sem precisar trabalhar para dar o sustento e ter uma vida digna, na teoria é muito bonito, mas vamos pensar um pouco? Para começo de conversa, não são apenas estes 11%, para simplificar, o custo do empregado para o empregador é cerca de 200% do salário, ou seja, se você ganha R$2.000,00, você custa R$4.000,00 para o empregador, imagina essa diferença nas suas mãos, sob o seu controle? Qualquer educador financeiro irá dizer que o melhor para cuidar do seu dinheiro, é você mesmo, isso é inegável e por isso os que se dão melhor nesse meio, praticamente sempre são os que mais buscam conhecimento, então por que você acredita que o governo irá ser "bonzinho" e cuidar bem de você, melhor do que você mesmo poderia fazer? Não existe almoço grátis!

Meu Deus!!! Agora tudo está perdido, não vou conseguir me aposentar!!! 😢

Nem tudo está perdido, fugir dos impostos e de todas as formas que o governo no Brasil criou para arrecadar é praticamente impossível, então teremos que conviver com isso infelizmente, eu sou bastante cético em relação a chegada de algum salvador da pátria que vá dar jeito no nosso país, então prefiro muito mais investir em conhecimento e depender cada vez menos do governo, principalmente com relação a aposentadoria, creio que todos que estejam aqui tenham a mesma ideia de que a Independência Financeira é a melhor saída.

Uma luz no fim do túnel!!! 🎇

Se você já percebeu que tem que arregaçar as mangas e começar a trabalhar no seu futuro desde já, você está no caminho certo e, não importa se você está com 55 anos ou 25 anos, quanto antes começar melhor, mas nunca é tarde demais para começar, separar um tempinho todo dia para estudar, seja lendo blogs, vendo vídeos no youtube, fazendo simulações no excel ou lendo livros, conhecimento nunca é demais e sempre te levará para frente, cada um montou um plano para sua aposentadoria, alguns mais ousados e outros mais conservadores, você pode muito bem investir no Tesouro Direto (um dos artigos já postados), temos inúmeras formas, não adianta apenas ficar reclamando, temos que nos adaptar ao sistema que estamos inseridos, vai ficar parado ou vai começar a planejar?

Não existe pirâmide, isso é conversa de quem não se preocupa com os pobres!!! 😠

E para quem ainda acredita nessa imensa pirâmide financeira, infelizmente acredito que o futuro não será dos mais prazerosos, mas uma mudança de mentalidade de toda uma população é um processo demorado, levará décadas, mas se este blog atingir 0,0001% da população, eu já estarei muito satisfeito! Entenda, a maioria de nós, hoje, está na base da pirâmide, quando chegaríamos ao topo, talvez ele já terá desmoronado.

Bons investimentos!

4 comentários:

  1. Espero contar com esta previdencia só pra comprar remedios na velhice, rs.
    Qd puder me adiciona no seu blog roll.
    http://abacusliquid.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser, vamos precisar de poucos remédios, porque dependendo nem para isso vai dar rsrs...

      Está adicionado, é um prazer contar com você neste blog.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom, IE. Fico muito indignado quando ouço uma piadinha sobre a reforma do INSS. Infelizmente, o brasileiro convencional acha que deve ficar dependendo da aposentadoria estatal para viver na velhice.

    O Brasil está com as contas públicas totalmente acabadas e já arrecada quase 40% de impostos sobre o PIB, não há a mínima possibilidade de dar certo desse jeito! Quem quiser viver bem que comece a se especializar e pare de dar lucro para a Ambev em todos os finais de semana, junte dinheiro e viva bem na velhice e, se for possível, consiga se aposentar antes. Não dá para o Brasil virar uma Grécia na América do Sul, um país onde ninguém quer trabalhar e todos querem ser sustentados pelo governo.

    Abraços! Coloquei seu blog no meu blogroll. Se quiser fazer o mesmo o link é: capitalismus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,

      É bem por aí, fico feliz em ver que não sou o único com esta linha de raciocínio, o exemplo da Ambev é clássico, realmente vejo muitas pessoas reclamando de dívidas e mais dívidas, mas todo fim de semana está lá comprando 2 ou 3 caixas de cerveja, não devemos nos privar de tudo, mas temos que usar o bom senso né?

      Está adicionado no meu blogroll, não conhecia seu blog, muito interessante.

      Abraços.

      Excluir